Hoje, existem variados tipos de investimentos financeiros disponíveis para contratação imediata. Mas nem todos possuem uma boa rentabilidade vista aos olhos dos investidores. Por isso, vale a pena conhecer um a um antes de sair aplicando o seu dinheiro.
Infelizmente, muitos brasileiros não se atentam ao assunto devido a falta de conhecimento e preparo com as finanças pessoais. Aí quando investem, não tem noção das categorias de investimentos mais rentáveis no mercado.
Segundo um levantamento realizado pelo SPC Brasil e pela CNDL em 2017, cerca de 60% da população investe na caderneta de poupança, opção mais conhecida pelos brasileiros, porém, menos rentável em comparação com outras aplicações.
Por outro lado, modalidades como previdência privada e fundos de investimentos apresentam preferência consideravelmente menor, com 13% e 9%, respectivamente. Será que você faz parte de algum desses grupos?
Na dúvida, você pode conhecer algumas opções com maior rentabilidade para investir. Continue a leitura e confira as mais importantes a seguir!
Tipos de Investimentos Financeiros
Ações:
As ações são participações societárias de empresas, responsáveis pela obtenção de capital e financiamento de suas atividades. Quem investe nessa aplicação se torna proprietário de uma parte da empresa escolhida.
Esse é um dos tipos de investimentos financeiros mais sensíveis, isto é, instáveis da economia. Afinal, a ação pode ter determinado valor no início do dia e, ao final, esse valor pode estar muito abaixo ou acima do esperado.
Títulos Públicos:
Se tratam dos títulos do governo federal emitidos pelo Tesouro Nacional com o objetivo de captar recursos para o financiamento das atividades de ordem pública. São vistos como aplicações de baixo risco e, na maioria das vezes, de baixa rentabilidade.
Esse é um dos tipos de investimentos financeiros que vem se tornando mais conhecido pelos brasileiros. O investidor pode optar pelas categorias pré ou pós-fixadas dos títulos e investir mediante uma corretora de valores credenciada.
Caderneta de Poupança:
Não é novidade que a caderneta de poupança é um dos tipos de investimentos financeiros mais tradicionais no Brasil. Ela possui um formato simples de adesão, disponibilizado por qualquer instituição bancária.
Apesar de não cobrar impostos e ser um investimento seguro, a aplicação é de baixa rentabilidade (cerca de 0,5% + taxa referencial). O rendimento final irá depender do tempo do montante guardado e dos ciclos de 30 dias mantidos na conta.
Fundos de Investimentos:
Estão relacionados a reunião de um grupo de investidores que realizam um determinado investimento financeiro. A reunião serve para alcançar dado retorno, no qual serão divididas as aplicações iniciais e a receita total.
Cada participante do fundo é responsável por uma conta, o gestor por cuidar da parte administrativa e jurídica. O objetivo é conseguir o maior lucro possível com o menor risco, o que nem sempre ocorre na prática em alguns casos.
Previdência Privada:
Essa aplicação está entre os tipos de investimentos financeiros de maior rentabilidade a longo prazo. Ela é complementar a aposentadoria pública prevista pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Os planos de previdência privada permitem que o investidor escolha o valor da sua contribuição e a periodicidade. Além disso, o contribuinte pode resgatar o valor investido caso ele não queira dar continuidade ao plano.
Uma Solução de Retorno Inigualável no Mercado
Na direção de uma previdência privada, existem algumas opções pouco exploradas no mercado. É o caso do plantio de eucalipto, uma solução de retorno inigualável, já que a rentabilidade pode chegar até 7x mais que o valor investido inicialmente.
A Reflorestando atua nesse setor há mais de 14 anos e oferece a possibilidade de investir em grupo, reduzindo o investimento inicial e os riscos da atividade (já considerados baixos em comparação a outros tipos de investimentos).
Para saber mais detalhes, conheça a Reflorestando e garanta uma solução única ao seu lado!