Investimentos para Iniciantes: 5 passos que você precisa seguir para ter um bom retorno

Quando o assunto é investimentos para iniciantes, precisamos levar em conta algumas etapas para acertar na escolha logo de primeira. Mas com tantas opções por aí, investir se torna algo complicado e, em alguns casos, até desesperador.

Assim como crianças que estão aprendendo a andar sozinhas, os investidores iniciantes possuem muitos medos. O principal deles é investir em algo que não trará retorno, fazendo com que ele perca dinheiro e saia na desvantagem.

No entanto, é preciso dar os primeiros passos com confiança e conhecimento. Dessa forma, fica fácil identificar o chão abaixo de si e o caminho a ser trilhado a frente. A confiança não tem jeito, vai do quanto cada investidor está pronto para fazer negócio.

Agora quanto ao conhecimento, nós podemos te ajudar. Preparamos 5 passos fundamentais para você seguir e ter um bom retorno do capital investido. Assim, você fica mais preparado para tomar uma decisão que vai transformar a sua vida.

E para explicar de modo didático, escolhemos o mercado de florestas plantadas em eucalipto como um investimento de exemplo, já que ele tem sido um dos mais rentáveis hoje em nosso país. Preparado? Então, vamos lá!

Investimentos para iniciantes em um passo a passo prático

investimentos-para-iniciantes-2.jpg

1 – Avaliar a reputação do mercado

O primeiro passo dos investimentos para iniciantes envolve avaliar o mercado a ser escolhido e a sua reputação. Se trata de um setor aquecido na economia? Quem investe tem gerado riquezas? O mercado permaneceu em alta nos últimos anos?

O ramo de florestas plantadas em eucalipto é uma ótima referência. Com mais de 5 milhões de hectares, esse mercado movimenta a indústria de papel e celulose, responsável por mais de 1% do PIB e por diversos produtos comercializados dentro e fora do Brasil.

2 – Entender como a atividade funciona

Entender o funcionamento da atividade é o segundo passo dos investimentos para iniciantes. No caso do eucalipto, o investidor pode trabalhar sozinho em uma área ou fazer um investimento em grupo, diluindo os riscos e os valores do investimento inicial.

O eucalipto é uma espécie de fácil adaptação e rápido crescimento, com ciclo de aproximadamente 7 anos entre o plantio e o corte.

Nesse período, o produto é muito valorizado no mercado, garantindo um aporte de até 7x mais que o valor investido.

3 – Conhecer os detalhes da aplicação e retorno

A Reflorestando, por exemplo, oferece um investimento em grupo no cultivo de eucalipto. O valor mínimo de investimento é de R$ 33.500 (equivalente a mais de 3 hectares plantados) e a taxa interna de retorno é de 24%, com prazo de 7, 14 ou 21 anos.

Conhecer os detalhes das aplicações e retornos de longa duração é um passo muito importante.

Nós falamos sobre isso em outro artigo, complementando as etapas para realizar investimentos para iniciantes de longo prazo, que você pode conferir clicando aqui.

4 – Analisar as vantagens e os impactos do investimento

Quais os pontos positivos do investimento? Existem impactos dentro e fora da aplicação? No caso do eucalipto, as vantagens são: a rentabilidade para o investidor, a oferta de empregos para a sociedade e os benefícios para o meio ambiente.

As árvores geram impactos positivos durante o tempo que estão plantadas, já que circulam nutrientes, absorvem poluentes, combatem a erosão etc. E mesmo após o corte, o material deixado sob o solo é rico em nutrientes para a ciclo ecossistêmico local.

5 – Escolher uma alternativa viável para as suas necessidades

Após aplicar os passos acima dos investimentos para iniciantes nos mercados do seu interesse, chega o momento de escolher a alternativa viável para as suas necessidades futuras.

A exemplo do eucalipto, o produto gera um excelente resultado individual, comercial e econômico. Para saber mais, conheça a Reflorestando e descubra uma oportunidade de fazer seu dinheiro se multiplicar ao longo do tempo!

POSTS RECENTES